Conheçam Nosso Trabalho

23 dezembro 2012

Os problemas da anorexia

Todos os dias somos bombardeados com mensagens que dizem que nossos corpos não são bons o suficiente. Revistas, televisão, filmes e comerciais estão constantemente nos vendendo imagens irreais de garotas e mulheres que deveríamos imitar. Vamos jogar fora essas mensagens e imagens e falar sobre a realidade.

 Vocês devem ter noção dos fatores de risco da Anorexia Nervosa e da Bulimia. A Anorexia Nervosa é um transtorno emocional que consiste numa perda de peso derivada e num intenso temor da obesidade. Esses sentimentos têm como conseqüência uma serie de condutas anômalas. A Anorexia Nervosa acomete preferentemente a mulheres jovens entre 14 e 18 anos. Os sintomas mais freqüentes são:

 -medo intenso a ganhar peso, mantendo-o abaixo do valor mínimo normal; -pouca ingestão de alimentos ou dietas severas imagem corporal distorcida; -sensação de estar gorda quando se está magra; -grande perda de peso (freqüentemente em um período breve de tempo); -sentimento de culpa ou depreciação por ter comido; -hiperatividade e exercício físico excessivo; -perda da menstruação; -excessiva sensibilidade ao frio; -mudanças no caráter (irritabilidade, tristeza, insônia, etc.)

 A Bulimia Nervosa é um transtorno mental que se caracteriza por episódios repetidos de ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo (as crises bulímicas), seguido por uma preocupação exagerada sobre o controle do peso corporal, preocupação esta que leva a pessoa a adotar condutas inadequadas e perigosas para sua saúde. A Bulimia Nervosa também acomete preferentemente a mulheres jovens ainda que algo maiores que em Anorexia. Os sintomas mais freqüentes são:

 - Comer compulsivamente em forma ataques de fome e a escondidas; - Preocupação constante em torno da comida e do peso; - Condutas inapropriadas para compensar a ingestão excessiva com o fim de não ganhar peso, tais como o uso excessivo de fármacos, laxantes, diuréticos e vômitos auto-provocados; - Manutenção do peso pode ser normal ou mesmo elevado; - Erosão do esmalte dentário, podendo levar à perda dos dentes; - Mudanças no estado emocional, tais como depressão, tristeza, sentimentos de culpa e ódio para si mesma;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fale Conosco

Contact form generator powered by 123ContactForm.com | Report abuse